domingo, 14 de outubro de 2012

Outras curiosidades do cinema

Google Imagens


  1. O primeiro cinema do mundo foi o Atlanta, em Atlanta nos Estados Unidos. Ele foi inaugurado em 1895;
  2. O filme Gandhi (1982) usou o maior número de figurantes já resgistrado na história do conema: foram cerca de 300.000;
  3. O letreiro Hollywood, símbolo nda cidade de Los Angeles, foi construído em 1923. Inicialmente foi erguido para servir de propaganda para um empreendimento imobiliário chamado Hollywoodland. Com o passar do tempo, devido a ações da natureza, o "land" se deteriorou, deixando o letreiro como conhecemos hoje;
  4. A palavra "Rosebud", pronunciada no leito de morte do protagonista de Cidadão Kane tem um significado que vai além do filme. O roteiro de Cidadão Kane é assumidamente baseado na vida do magnata da imprensa americana William Randolph Hearst. A palavra era o nome usado, intimamente, pelo magnata para designar as "partes íntimas" de sua amante, a atriz Maríon Davìs;
  5. O ex-presidente do Estados Unidos (1981-1989), Ronald Reagan, foi ator antes de entrar para a vida política. Ele participou de cerca de 50 filmes, entre eles Forja de heróis, Hollywood Hotel e Amarga Vitória;
  6. Outro ator que entrou para a política foi Arnold Schwarzenegger, que se elegeu governador do Estado da Califórnia em 2003. O comparecimento as urnas neste ano foi de 55,4%, sendo que destes 48,7% votatam em Arnold.

Inovações no cinema

3D - 1922
Exibido no Ambassador Hotel, em Los Angeles, o filme The power of love (hoje considerado desaparecido) já tinha que ser visto com óculos especiais, pois era resultado da projeção de dois rolos de filme: um verde, outro vermelho.

Som - 1927
O primero filme falado da história é O cantor de jazz, com Al Johnson. As salas de cinema eram despreparadas para a tecnologia. Por isso, as exibições foram mudar por um ano inteiro.

Cores - 1956
Apesar de já existirem tentativas de filmes coloridos desde 1914, com a produção muda The world, the flesh and the devil, e renovado com O mágico de Oz, a técnica só se popularizou a partir dos anos 1950.

Choques - 1959
Para fazer com que os espectadores realmente se assustassem nas cenas de suspense, os donos de cinemas resolveram instalar nos assentos aparelhos de choque. Eles eram ativados nos momentos exatos do susto. A novidade não ficou popular, mesmo depois da promessa de seguro de vida a quem passasse mal por causa dos choques.

Imax - 1970
O primeiro uso da tela gigante foi em 1970, no Japão. Durante uma exposição em Osaka, o pavilhão do Canadá estreou a tecnologia e exibiu um filme em altíssima definição.

Dolby Stereo - 1979
O sistema de som funciona com quatro canais (esquerda, direita, centro e surround). Com muito mais definição, o Dolby explodiu em popularidade com a estreia do filme Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de assinar nossa newsletter para receber as promoções. Obrigado por comentar!

Blog parceiro do

Encontre as melhores marcas de acessórios para maquiagem e diversos modelos de tênis femininos no Paraíso Feminino.

Postagens populares