domingo, 17 de junho de 2012

Alimentos que ajudam a combater a retenção de líquido


Se você acha que retenção de líquido, aquele inchaço que acomete pés, pernas, tornozelo, mãos, mamas e barriga, é comum apenas em mulheres e aparece exclusivamente durante a gravidez ou período pré-menstruais, é melhor começar a rever seus conceitos. A retenção de líquido está muito relacionada ao estilo de vida, principalmente a uma alimentação desequilibrada, consumo excessivo de sódio e ao sedentarismo.

"O inchaço também pode ser um sinal de que algo está errado no organismo como, por exemplo, situações de insuficiência renal ou hepática, hipertensão arterial, alterações hormonais, insuficiência vascular, inflamação, entre outras", explica Karina Barros, consultora de nutrição da Abiad - Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres.

O consumo excessivo de alimentos ricos em sódio agrava o inchaço. Desse modo, a Dra. Karina recomenda a ingestão bem restrita de sal de cozinha, salgadinhos, embutidos (salame, presunto, peito de peru...), temperos prontos (caldo de carne, galinha, molho shoyu, entre outros) e alimentos defumados e industrializados, principalmente os que possuem alto teor de glutamato de sódio (um sal com sabor adocicado).

A nutricionista explica que quando ingerimos muito sódio o mesmo fica retido no líquido extracelular, fazendo aumentar a pressão osmótica desse compartimento. Com isso, a água intracelular aumenta e se move para o compartimento extracelular para que haja um equilíbrio, causando o edema. "E para controlar o metabolismo nosso corpo ativa o sistema renina angiotensina aldosterona (um conjunto de peptídeos, enzimas e receptores que ajuda a dosar o volume do líquido celular e da pressão arterial)", acrescenta.

Existe um exame físico que pode ajudar você a descobrir se anda sofrendo de retenção de líquido. Basta pressionar as regiões mais prováveis para o edema - mãos, pés, pernas e tornozelo - com o polegar ou dedo indicador. Se após a pressão houver uma depressão no tecido e a demora para voltar ao normal, é sinal que você está retende líquido sim!

Quer aliviar o problema? Então confira a lista de alimentos que a Dra. Karina fez para você. Anote todos e inclua-nos na sua dieta:

- Beba volumes adequados de líquidos, aproximadamente 35 ml/kg/dia. Ou seja, um indivíduo que pesa 70kg deve ingerir cerca de 2.450ml ao dia, incluindo água livre, sucos, chá, e água intrínseca dos alimentos;



- Prefira alimentos com alto teor de líquido, que podem estimular a diurese. Ex: melancia, melão, maracujá, limão, chás, entre outros;
- Controle o consumo de sódio e mantenha uma alimentação equilibrada com frutas, verduras e legumes in natura;

- Faça atividades físicas e massagens, como a drenagem linfática. Tudo isso pode colaborar na redução do inchaço.


Por Juliana Falcão (MBPress) Vila Mulher

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