terça-feira, 19 de junho de 2012

5 bons motivos para você dormir melhor


Foto: FreeDigitalPhotos http://bit.ly/JHVdLe

Você sabia que a qualidade do sono está diretamente ligada a beleza e a saúde? Estudos já comprovaram que pessoas descansadas tem aparência mais atraente, além disso, noites mal dormidas podem gerar cansaço durante o dia, sonolência e redução de memória. A longo prazo, pode acarretar depressão e obesidade. 

Na falta de repouso adequado, o corpo produz hormônios associados ao estresse.

Publicidade Isso altera funções e provoca vasoconstrição, ou seja, palidez e cansaço. Dormir menos do que precisamos deixa a pele sem brilho e com aumento dos vincos. As olheiras acentuam tudo isto fazendo com que a aparência fique muito abatida.

O principal responsável por isto é a redução da liberação do hormônio do crescimento (GH) que ocorre principalmente nas fases mais profundas do sono. Nos adultos, ele é fundamental para a troca e regeneração celulares.

Segundo a consultora de sono da Duoflex, marca de colchões, Renata Federighi, o sono reequilibra o organismo produzindo, além do GH, a serotonina, o hormônio responsável pela sensação de prazer, além de impedir a acumulação de cortizol, que melhora o humor e a boa disposição. "Da mesma forma, o sono aumenta à sensibilidade à leptina, hormônio responsável por informar ao organismo a ausência da fome, por isso qualquer dieta precisa também incluir pelo menos 8h de sono", complementa.

É preciso, sempre que possível, dormir oito horas diárias. Durante esse período nosso organismo realiza funções importantíssimas com consequências diretas à saúde como o fortalecimento do sistema imunológico, consolidação da memória, isso sem falar no relaxamento e descanso da musculatura.

O efeito de uma madrugada em claro é semelhante ao de uma embriaguez leve: a coordenação motora é prejudicada e a capacidade de raciocínio fica comprometida, ou seja, sem o merecido descanso o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantíssimas. O que nos aconteceria se não dormíssemos?

Em estudo realizado pela Universidade de Chicago - EUA, onze pessoas com idades entre 18 e 27 anos foram impedidas de dormir mais de quatro horas durante seis dias. O efeito foi assustador. No final do período, o funcionamento do organismo delas era comparado ao de uma pessoa de 60 anos de idade. E os níveis de insulina eram semelhantes aos dos portadores de diabetes.

Conheça os efeitos de um sono de má qualidade na aparência:

- O hormônio do crescimento, que é liberado principalmente durante o sono, evita flacidez e promove a renovação dos músculos;

- A privação do sono engorda, pois deixa o metabolismo lento e promove um menor gasto de energia, que resulta na formação de gorduras localizadas;

- Redução de energia deixa o cabelo fraco e sem nutrientes;

- Rosto inchado faz com que os vasos sanguíneos se congestionem e dificultem a oxigenação, causando as olheiras;

- Olhos secos e irritados provocam ardência e vermelhidão;

Dicas simples podem melhorar a qualidade do seu sono, saiba quais:

- Primeiramente, durma em local confortável, fresco, escuro e silencioso. Alterações de ruído, luz e temperatura podem atrapalhar o sono;

- Prepare-se para dormir, crie seus próprios rituais como meditação, relaxamento, oração ou outra técnica de controle da tensão. Anote em um caderno todos os seus problemas antes de dormir, não vá para a cama com eles;

- Pratique exercícios regularmente, pois isso melhora as condições do organismo. Mas procure fazer ginástica até duas horas antes de se deitar, para o corpo não estar agitado na hora de dormir;

- Não durma com fome. Uma boa dica é beber um copo de leite morno antes de ir para a cama: o leite é rico em triptofano, que é um precursor da serotonina - substância envolvida no processo de sono;

- Faça apenas refeições leves à noite. A partir dos 16 anos, a capacidade digestiva de nosso organismo começa a diminuir e uma digestão difícil atrapalha terrivelmente o sono;

- Use a cama para dormir e não para ver televisão, ler ou jogar videogame, pois esses hábitos são desfavoráveis ao sono;

- A melhor posição para dormir é de lado, com as pernas ligeiramente flexionadas e um travesseiro não muito alto apoiando o rosto. Não se esqueça de colocar uma almofada entre as pernas na altura dos joelhos. A densidade correta do colchão também é fundamental;

- Cuidado com líquidos antes e, até mesmo, durante a noite, pois a necessidade de ir ao banheiro interromperá a sequência do sono;

- E, por fim, se estiver numa noite de insônia, não fique na cama forçando o sono. Levante-se, procure alguma atividade e só retorne quando sentir sono.

Por Carmem Sanches - Vila Mulher

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