terça-feira, 6 de março de 2012

Ralph McQuarrie (1929 – 2012)



O universo da ficção científica perdeu uma de suas maiores lendas. Ralph McQuarrie, o visionário designer que auxiliou George Lucas, criador de “Star Wars”, no processo criativo de sua saga cinematográfica faleceu no sábado (3/3), aos 82 anos.


O artista, que nasceu em Indiana, California, iniciou sua parceria com Lucas em 1975 e foi o responsável pelas artes conceituais dos filmes, criação dos cenários e ainda concebeu os visuais de personagens clássicos da série original, como Chewbacca e Darth Vader.




Em entrevista à BBC, Lucas prestou sua última homenagem ao amigo: “Sua contribuição genial, em forma inigualável de produções e pinturas, deu ânimo e inspirou toda a equipe e elenco responsável pela trilogia original de Star Wars. Quando minhas palavras não conseguiam dizer o que eu queria, sempre apontava para uma das ilustrações de Ralph e dizia: ‘Façam assim’”.


McQuarrie começou sua carreira como ilustrador técnico da empresa de aviação Boing. Seu primeiro contato com a indústria do entretenimento foi uma encomenda de ilustrações do telejornal CBS News para animar a cobertura das missões do programa espacial Apollo, o que chamou atenção de um pequeno grupo de jovens cineastas fãs de ficção científica.




Um destes fãs tomou a iniciativa de procurá-lo para que ele o ajudasse a convencer um estúdio de Hollywood a investir em sua visão de robôs, naves e princesas espaciais. Era 1975, e os traços de heróis de espadas laser, horizontes alienígenas com duas luas e outras ilustrações agora famosas representaram a primeira visão do que se tornaria “Star Wars”.


As pinturas detalhadas se tornaram icônicas, não apenas por terem originado os designs de personagens como Chewbacca e Darth Vader, mas também por terem sido decisivas para influenciar a 20th Century Fox a bancar a produção do primeiro “Guerra nas Estrelas”, lançado dois anos depois.




Ele ainda foi o desenhista de produção das duas sequências da trilogia original e ganhou uma homenagem de Lucas, participando como figurante de “O Império Contra-Ataca” (1980). Lucas, inclusive, mandou produzir uma action figure de seu personagem, o General McQuarrie, como forma de agradecimento. Boa parte da linha de bonecos de “Star Wars” também foi inspirada diretamente nas pinturas do ilustrador.


O “fã-clube” original de McQuarrie tinha outro cineasta célebre. Steven Spielberg contou com a colaboração do ilustrador para criar os designs das primeiras naves espaciais de sua carreira, em “Contatos Imediatos de Terceiro Grau” (1977), além de visualizar sua criatura mais célebre, “E.T. – O Extraterreste” (1982).




Trabalhando com a Industrial Light and Magic, empresa de efeitos especiais de Lucas, o artista ainda colaborou no desenvolvimento visual de “Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida” (1981), nos designs da série “Battlestar Galactica” (1978) e num dos melhores episódios da franquia cinematográfica “Star Trek”, “Jornada nas Estrelas IV; A Volta Para Casa” (1986).


A consagração de sua carreira veio com o Oscar pelos efeitos visuais da ficção científica “Cocoon” (1986). Mas seu grande legado foi mesmo dar formas definitiva à maior franquia de ficção científica do cinema, concebendo desde as roupas dos Jedi até o sabre de luz, com o qual as crianças brincam até hoje.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de assinar nossa newsletter para receber as promoções. Obrigado por comentar!

Blog parceiro do

Encontre as melhores marcas de acessórios para maquiagem e diversos modelos de tênis femininos no Paraíso Feminino.

Postagens populares