sábado, 18 de fevereiro de 2012

Cuidados com a alimentação garantem pique no carnaval


A semana do carnaval é um período de diversão, mas também de pouca preocupação com a saúde, já que a maioria das pessoas se esquece de fazer uma boa alimentação antes e depois de tanta folia. Por conta disso, o resultado é o adoecimento ou esgotamento do corpo. Isto geralmente acontece porque os foliões perdem líquido ao mesmo tempo em que gastam muita energia durante as festas. Mas isso não significa que não se pode aproveitar o período, basta seguir um ritual para se proteger dos prejuízos.

Por isso, a nutricionista Thassiana Cecílio Motta Martinelli reuniu algumas dicas para que os foliões aproveitem o melhor desse período de festa popular. “O ideal é comer de modo equilibrado, sempre, e beber com moderação, mantendo a hidratação durante toda a noite – para isso, basta beber água entre uma dose e outra. Para os foliões que têm uma sudorese intensa, o uso de repositor hidroeletrolítico, ou seja, bebidas contendo potássio, glicose e magnésio, ou água-de-coco, em intervalos pode ser interessante, pois assim estará repondo a perda de eletrólitos que ocorre nesse processo”, esclarece. Outra dica é não beber sem se alimentar e ter cuidado com o excesso, pois oito latinhas de cerveja são 980 calorias.

Para quem costuma ter dificuldade para se adequar à ideia, um passo a passo importante é fazer uma refeição completa, antes de ir para a folia. “Ou seja, a alimentação deve conter os principais grupos alimentares proteicos, cereais ou tubérculos, frutas e hortaliças. É interessante lembrar do conceito mais atual em nutrição: o prato saudável é composto de metade de hortaliças e/ou frutas e a outra metade, por alimentos proteicos, como carne, feijão e lácteos, cereais e/ou tubérculos, como pão, arroz, macarrão e grãos integrais”, frisa.

Isso também deve se repetir depois da festa. Se for possível comer durante bailes, shows ou desfiles, o ideal é ingerir um lanche natural, frutas cruas ou barras de cereais, por serem opções práticas e compostas de carboidratos e fibras.

Aos que costumam sofrer de ressaca logo depois do final das festas, a dica da nutricionista Thassiana Cecílio é ingerir alimentos com pouco teor de sal, muita água e fazer refeições completas. “Fazer pelo menos quatro refeições ao dia, em especial de preparações leves, sem exagero em condimentos, gorduras e temperos, contendo a estrutura do prato saudável. Se estiver sem fome, mesmo assim é bom se alimentar pelo menos de suco de frutas frescas. Uma boa pedida é prepará-lo com água-de-coco, maçã, hortelã e gelo”, indica a especialista.

Fonte: JM On Line

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