terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Biografia do músico Léo Mancini

CD Leo Mancini Acoustic Hits R$14,90

Nascido em uma família de músicos (pai, mãe, irmãs e avô), desenvolveu com facilidade sua aptidão para música. O primeiro contato prático musical veio aos nove anos com ajuda de sua irmã, Rosana Mancini (cantora e violonista). Aos 11 frequentou aulas de violão popular, mas logo deu preferência para a guitarra. Acostumado ao bom rock n’ roll, heavy metal e progressivo, por influência de sua outra irmã, Lu Mancini (cantora), fez parte de várias bandas cover com o propósito de satisfazer seus gostos pessoais. Algumas das suas principais influências são: Edward Van Halen, Mathias Jabs (Scorpions), Angus Young (Ac\Dc), Winger, Queensryche, Yngwie Malmsteen, Paul Gilbert, Kee Marcelo (Europe), Jonh Norum (Europe), Joe Satriani e Andy Timmons.

Passou a infância com a guitarra nos braços estudando e tirando músicas de suas bandas preferidas. Aos 15 anos começou a lecionar para amigos de colégio. Aos 16 foi convidado pelo seu primeiro professor, Carlos Iafellice Jr., para lecionar na ”Academia de Música Carlos Iafellice”.

Participou de alguns festivais de música instrumental, dentre eles o “Projeto Escolas no Tom” (1996), onde alunos de cinco conservatórios e três Faculdades foram selecionados para a final no Tom Brasil (conceituada casa de show, em São Paulo). Dentre dez solistas finalistas obteve a segunda colocação. Pelo ótimo resultado e conhecimento musical, foi convidado a integrar o corpo docente do “Conservatório Musical Souza Lima”, onde permaneceu por cinco anos. Neste período seus dias eram totalmente ocupados com aulas, tanto para alunos do conservatório, quanto para alunos particulares.

No Souza Lima participou de vários eventos (workshops, shows e apresentações de alunos). Foi convidado por Mozart Mello, seu ex-professor, para fazer a abertura de seu workshop no auditório Souza Lima. Apresentou composições instrumentais próprias e, em seguida, fez um duo com Mozart em duas composições do mesmo. Sempre buscando novos caminhos na música, em 1997, investiu grande parte do seu tempo pesquisando sobre gravação, produção e arranjo musical. Em pouco tempo estava com um home studio trabalhando na nova área. Compôs jingles e trilhas para rádios e empresas. Dentre as mais conhecidas estão: Directv e Nextel. Também gravou e produziu trabalhos de diversas bandas.

Na mesma época começou a cantar e se apresentar em algumas casas noturnas com a banda “The Acoustic Company”.

Começou um projeto autoral com os membros de sua banda cover, “Riverside”. Após algumas mudanças de integrantes surgiu, em 1999, a banda ”Tempestt”.

A proposta do “Tempestt” era fazer um som respeitando a influência de cada membro e sem apelo comercial. Após muitos anos turbulentos em busca da formação e sonoridade ideais a banda lançou, em abril de 2007, o álbum “Bring ‘em on”, pela gravadora “Dinamo Records”. Distribuído no Brasil e no exterior.

Foi integrante da banda “Sunsarah” durante seis anos (2000 – 2006). Com a banda lançou o álbum “Toda Razão”, pela Sony/Caravelas. A banda tem como fundadores os ex-integrantes do Angra (Marcos Antunes e Lec Filho). “Trabalhar com esses profissionais fez dessa época um momento de grande aprendizado”, comenta Léo Mancini.

Ao longo de sua carreira acompanhou vários músicos de renome, tais como: Billy Sheehan (Mr. Big) e Jeff Scott Soto (ex-Yngwie Malmsteen/Talisman) como membro de sua banda de apoio no Brasil em 2002. Em 2004, Jeff convida o “Tempestt” para abrir a “Hard n’ Heavy Party”, que tinham como artistas principais o trio do guitarrista Richie Kotzen (ex-Mr Big) acompanhado por Pat Torpey (Ex-Mr. Big) na bateria e a banda de Jeff Scott Soto. Em abril de 2007, O “Tempestt” dividiu palco com Eric Martin (ex-Mr. Big) a convite do próprio artista..

Léo se apresentou em diversas casas noturnas paulistanas, no litoral e interior do país com bandas de diversos estilos. Fez muitos shows de cover acústico, tendo sempre em vista a releitura e a novidade. É o caso da “Banda Bubbles”, banda muito respeitada na noite de São Paulo.

Em setembro de 2006 foi convidado a fazer uma audição, para integrar a banda “Shaman”. Após algumas semanas estava compondo, com a banda, o novo trabalho chamado “Immortal” (2007). Ricardo Confessori (bateria), Thiago Bianchi (Vocal) e Fernando Quesada (baixo) eram seus novos companheiros de banda e, juntos, não mediram esforços para concluir um trabalho de qualidade. O trabalho apresentou a nova formação e músicas inéditas compostas pela banda. “Muito peso, técnica e bom gosto”, foram os comentários dos fãs da banda a respeito das guitarras no álbum recém lançado.

Para registrar a “Immortal tour” a banda captou, em um DVD, toda a sua energia num grande show, em São Paulo. O evento aconteceu durante o “Anime Friends 2008”, onde todos os seguidores de animes, mangás e cosplay se reúnem para uma grande festa. O DVD intitulando “AnimeAlive”(2009) obteve grandes elogios e mostra, pela primeira vez ao vivo, os novos integrantes em ação. Também contém cenas captadas durante a tour mostrando várias situações da banda na estrada e nos backstages (making of).

No final de 2008 foi convidado para gravar o novo trabalho da banda “Wizards”, que conta com Christian Passos (vocal), Charles Dalla (Teclados/arranjos/orquestrações e backing vocal), Gabriel Triani (Bateria) e Fernando Giovanetti (Baixo). O Wizards é uma banda muito conhecida no cenário Metal, tanto no Brasil, quanto no Japão onde lançaram todos os seus álbuns. O novo álbum tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2010.

A “Immortal Tour”, do “Shaman”, passou por todos os estados do Brasil e alguns países no exterior, tais como: Guatemala, Eslováquia e na República Tcheca (julho de 2009), onde a banda encerrou a grande noite do festival “Masters of Rock” com uma apresentação acompanhada pela orquestra Tcheca, com regência do maestro turco Musa Gocmen. Com um público de aproximadamente 15 mil pessoas, a banda fez um grande concerto e obteve ótimos elogios que se espalharam pela Europa. Nesse mesmo dia se apresentaram as bandas Rage e Nightwish. O show foi registrado em vídeo e será lançado em 2010, junto com o novo álbum da banda. Esse foi um marco histórico para a banda e para o cenário do Metal no Brasil. Com todo o êxito desse evento, o “Shaman” foi convidado para participar de um novo show com orquestra em junho de 2010, na Romênia.

Muitas pessoas ao redor do globo se surpreenderam com o lançamento do álbum “Bring ‘em on” (2007) da banda “Tempestt” no Brasil e Europa. O trabalho contou com a participação do amigo Jeff Scott Soto na faixa “Insanity Desire” e de Hugo Mariutti na faixa “Bring ‘em on”. Nesse álbum Léo Mancini mostra seu trabalho como compositor musical e literal. Fruto de sua dedicação e experiências ao longo dos anos na profissão. O trabalho também mostra maturidade e identidade musical da banda e de seus integrantes. “Bring ‘em on” abriu as portas européias para a banda. Com a “Bring ‘em on tour” o “Tempestt” excursionou por todo Brasil, Argentina e 15 países da Europa. Jeff Scott Soto excursionou com o “Tempestt” durante a primeira tour da banda na Europa e fez participação especial em todos os shows.

Após a terceira tour européia o “Tempestt”, agora formado por: B.J. (Vocal), Paulo Soza (Baixo), Gabriel Triani (Bateria) e Léo Mancini (Guitarra), entra em estúdio para as gravações de seu novo trabalho que tem previsão de lançamento para o começo de 2010. A banda também se prepara para acompanhar Tim “Ripper” Owens (ex-Judas Priest/Yngwie Malmsteen) na sua segunda visita ao Brasil. Serão 15 shows em todos os estados nos meses de outubro e novembro de 2009.

Em novembro de 2008 Léo Mancini concluiu a gravação de seu mais novo trabalho solo: “Léo Mancini – Acoustic Hits”. Trata-se de um álbum com releituras acústicas de grandes clássicos internacionais dos anos 90 e 80. O trabalho será lançado na primeira quinzena de outubro de 2009 pela Thurbo Music, em parceria com a Som Livre. O CD foi totalmente produzido, mixado e masterizado pelo próprio artista e conta com várias participações especiais.

Como professor, ministra aulas particulares há 19 anos. Como compositor, mostra sua identidade musical notada em seu trabalho com o “Tempestt” e “Shaman”. Como músico e artista dedica seu dom para proporcionar bons momentos ao público.

Atualmente, além dos projetos com as bandas “Shaman” e “Tempestt” e seu projeto solo, continua lecionando, realizando workshops, master classes e trabalhando com produção musical.

Fonte: Site Léo Mancini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de assinar nossa newsletter para receber as promoções. Obrigado por comentar!

Blog parceiro do

Encontre as melhores marcas de acessórios para maquiagem e diversos modelos de tênis femininos no Paraíso Feminino.

Postagens populares