quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Chulé atrai mosquitos da malária, diz pesquisa holandesa

O chulé contêm determinadas bactérias que atraem os mosquitos da malária. Foto: Getty Images
O chulé contêm determinadas bactérias que atraem os mosquitos da malária
Foto: Getty Images

Fim de ano vem sempre acompanhado das férias e, com isso, milhares de turistas se aventuram em países tropicais e correm o risco de ser infectados pela malária. Segundo cientistas da Universidade Wageningen, da Holanda, os mosquitos são atraídos por pés cobertos com certos tipos de bactérias que causam o chulé e, por isso, manter os membros bem limpos poderia evitar o contágio.

A descoberta, publicada no periódico médico Public Library of Science e divulgada pelo jornal britânico Daily Mail nesta quinta-feira (29), seria um passo importante na tentativa de deter os mosquitos por meio da alteração do odor corporal.

Os cientistas analisaram o chulé de 48 homens brancos voluntários, com idades entre 20 e 64 anos que ficaram alguns dias sem ingerir álcool, cebola, alho, comidas temperadas, usar perfumes e tomar banho, além de terem usado meias de náilon 24 horas antes da coleta do chulé. As amostras de nove voluntários se mostrou altamente atrativa para os mosquitos da malária, enquanto sete delas foi pouco atraente ao inseto, levando os profissionais a concluírem que algumas bactérias específicas, como a staphylococcus são altamente capazes de atrair o mosquito.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de assinar nossa newsletter para receber as promoções. Obrigado por comentar!

Blog parceiro do

Encontre as melhores marcas de acessórios para maquiagem e diversos modelos de tênis femininos no Paraíso Feminino.

Postagens populares