quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Aprenda oito hábitos saudáveis para a hora de cozinhar

Usar panela de alumínio é um dos hábitos nocivos que podem ser evitados na cozinha. Foto: Getty Images
Usar panela de alumínio é um dos hábitos nocivos que podem ser evitados na cozinha
Foto: Getty Image

Muitas vezes nos pegamos tão preocupados com o que comemos que esquecemos que uma dieta saudável começa no preparo da comida. Por isso, o site norte-americano All Women Stalk listou oito hábitos que ajudam a melhorar a qualidade da saúde e que podem ser adaptados da cozinha.

Confira cada um deles e tente adotá-los na sua rotina doméstica.

Diminuir o sal e usar ervas: é um pouco óbvio, mas embora todos saibam que o sal faz mal à saúde, pouca gente tenta substituí-lo nas receitas. Tente colocar menos do tempero em carnes e peixes e opte por ervas para dar sabor.

Evitar alumínio: especialistas recomendam que não se use panelas de alumínio, pois o metal costuma se desprender em altas temperaturas e pode contaminar o organismo, sendo inclusive um dos supostos causadores de demência e Alzheimer.

Reduzir o óleo: uma das maneiras eficientes de reduzir a quantidade de óleo, manteiga ou margarina em bolos, tortas, pães e pudins é usar iogurte natural ou purê de frutas. Além de acrescentar nutrientes e sabor, lembre-se de que essa substituição pode cortar algumas calorias.

Evitar carnes bem-passadas: carnes muito grelhadas contêm elementos cancerígenos que devem ser evitados. Tente evitar a ingestão, dando preferência por assá-las, grelhá-las ou fritá-las. Lembre-se que muita carne vermelha também não é saudável.

Cozinhar vegetais no vapor: essa é a melhor maneira de garantir que os nutrientes se mantenham nos legumes e vegetais, além de assegurar que não percam a cor.

Descarte a gordura em excesso: na hora de untar um recipiente, deixe de lado a manteiga e opte pelo azeite disposto em borrifadores. Além de ser mais saudável, evita que use muito do ingrediente.

Segurança no micro-ondas: na hora de descongelar ou aquecer alimentos no eletrodoméstico, use recipientes que são seguros, feitos com materiais que aguentem a temperatura sem liberar compostos químicos na comida. Objetos de vidro e cerâmica são seguros, mas plásticos devem ser checados antes de usar.

Higiene: essencial em qualquer cozinha. Esfregue superfícies com detergente, use tábuas diferentes para os alimentos e mantenhas as tábuas livres de bactérias.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de assinar nossa newsletter para receber as promoções. Obrigado por comentar!

Blog parceiro do

Encontre as melhores marcas de acessórios para maquiagem e diversos modelos de tênis femininos no Paraíso Feminino.

Postagens populares