domingo, 27 de novembro de 2011

PANTALONA: Como Usar?

Uma das heranças mais fortes dos anos 70 chega com força no cenário fashion e promete que veio para ficar, são as calças pantalonas, que aparecem em diversas produções de moda como peça coringa e símbolo de elegância e conforto.


Para quem aderir à calça boca larga, vale lembrar que ela já chama atenção naturalmente, então o segredo é não se preocupar e exagerar tanto com a parte de cima.

Algumas peças sempre vão combinar com as pantalonas formando modelos clássicos como a camiseta branca básica e camisas de botão- looks de alfaiataria- vale tudo (quase tudo) quando a peça de cima ficar sequinha e tiver um corte impecável.


A única regra é evitar blusas com volumes e recortes assimétricos, pois elas distorcem e aumentam a silhueta, não usar nada muito largo na parte de cima, pois o volume está concentrado na parte de baixo da calça.


Mas, como todas as peças que voltam a ser tendências, precisamos tomar alguns cuidados na hora de elaborarmos nossos looks para que não fiquemos com cara de xérox dos anos 70, por isso existem algumas dicas para montar looks que combinam com cada tipo físico, estilo e com  a peça em si.



A pantalona não é o tipo de calça que deve ficar colada no corpo, ao contrário, o corte precisa se afastar suavemente do corpo e ir alargando em direção às extremidades, esse modelo é diferente da calça boca-de-sino, que é justa e na barra vai alargando. A pantalona é mais larguinha abaixo do quadril já. 
  • Para compor um look chic, aposte em blazers e coletes, eles dão um aspecto moderno e sofisticado.
  • Para um look folk, blusas soltinhas e batas (não muito compridas) ficam perfeitas com pantalonas jeans, montando um look informal e diferenciado.
  • Nos dias de frio, tricôs e malhas de manga longa podem ser a apostas certas.
  • Lenços no pescoço também podem ser usados com pantalonas, criando um look feminino e romântico, mas prefiram usar blusas justinhas com cores neutras.
  • Nos pés, um dos maiores aliados para usar com as pantalonas são as sandálias de plataforma, que combinam com a estrutura ampla da calça ajudando a alongar ainda mais a silhueta.
  • Para aquelas que estão acima do peso ou que tem quadris mais largos, devem apostar na pantalona em tecidos mais encorpados e cores mais escuras (neutras)- preto, marrom, cinza e o verde musgo.
  • Para as que quem tem quadril fino, pode escolher cores mais vibrantes que ressaltem a região e também os tecidos mais fluidos (molinhos) e volumosos.
  • Para as baixinhas, o segredo é apostar em modelos mais secos- que a boca cresce levemente a partir do joelho- eles achatam menos e disfarçam a baixa estatura.



Ainda existem alguns truques importantes:
  • Comprimento da barra.
Para as baixinhas, é preferível usar o modelo com salto para não encurtar a silhueta e o melhor é deixar a bainha no mínimo na metade do salto, para não ficar curto demais, e no máximo dois dedos acima, para mostrar um pouco dos pés.


Para as mais altas, que não gostam de usar saltos, aposte em sapatilhas com o bico mais fino que mostra mais parte dos pés e não as arredondadas.
  • Comprimento da peça de cima. Prefira camisas/blusas/camisetas com o comprimento na altura do cós da calça, ou um pouco mais curta. Blusas muito longas podem “bater” com a modelagem das pantalonas e criar um efeito alongado horizontal.

Lembrem-se de que a pantalona, de cintura mais alta, é uma peça super sofisticada e nossa aliada para diversas ocasiões, pois ela tem o poder de alongar a silhueta, ou seja, ela cria a ilusão de nossas pernas serem mais finas e mais longas.


Sempre usem roupas que combinem com seu estilo, que respeitem os limites do corpo e que combinem com o ambiente que iremos, sempre levando em consideração o conforto e versatilidade.


Por Mariana Arruda Simoni, designer e consultora de moda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de assinar nossa newsletter para receber as promoções. Obrigado por comentar!

Blog parceiro do

Encontre as melhores marcas de acessórios para maquiagem e diversos modelos de tênis femininos no Paraíso Feminino.

Postagens populares